Pesquisa da HG Insights aponta que software vem crescendo ao redor do mundo
As distribuidoras enfrentam desafios no mercado brasileiro que exigem soluções de gestão empresarial inovadoras. Nesse cenário, a implementação de um ERP garante uma integração fluida entre todos os departamentos de uma distribuidora, algo essencial para a visibilidade e controle completo das operações.
A pesquisa realizada pela HG Insights este ano apontou que as empresas podem chegar a investir até U$147,7 bilhões no mercado de ERP em 2025, mostrando que o ERP está em constante crescimento ao redor do mundo. “Esse crescimento apontado pela pesquisa demonstra que o ERP está se consolidando cada vez mais entre as empresas por conta do potencial ganho de tempo e de produtividade que ele traz, especialmente em setores de distribuição e indústria, nos quais a produtividade dos colaboradores no dia a dia é ainda mais essencial”, ressalta Robson Rizzotto, diretor comercial da Focco, marca do grupo Cyncly, companhia global de softwares com 70 mil clientes em mais de 100 países.
Aliado à tecnologia de gestão de estoques, o sistema agiliza a informação em tempo real, o que gera rentabilidade para a empresa. Além disso, a automação propiciada pelo ERP minimiza o risco de erros manuais e reforça a segurança das operações. “Um exemplo da facilidade do ERP é que as informações sobre as mercadorias requisitadas pelo departamento de vendas no estoque da distribuidora são inseridas automaticamente no sistema, permitindo ao gestor monitorar os níveis de estoque e, se necessário, encaminhar dados ao setor de compras para a aquisição de novos itens, simplificando os processos na manufatura e distribuição”, comenta ele.
Como o ERP otimiza a rotina de uma distribuidora?
Um dos principais motivos que levam empresas a utilizarem um ERP é a automação de processos administrativos, financeiros e operacionais. Essa automação minimiza erros e otimiza tarefas cotidianas, dessa forma, os colaboradores de distribuidoras podem agilizar o dia a dia e dedicar mais energia em tarefas que demandam mais estratégia e análise.
Utilizando ferramentas de gestão inteligente, o ERP auxilia na otimização de recursos, o que contribui diretamente para a redução de custos operacionais. “As distribuidoras podem, assim, melhorar seus processos de distribuição, ajustando-se rapidamente às demandas do dia a dia. Essa eficiência operacional é essencial para alcançar uma maior rentabilidade, mantendo preços competitivos sem sacrificar a margem de lucro”, explica Rizzotto.
Ao adotar um ERP, as distribuidoras conseguem otimizar seu modelo de negócio, usufruindo de uma solução que não se limita à administração cotidiana, mas que também impulsiona a inovação e melhoria contínua dos seus processos. O ERP oferece dados precisos e atualizados, essenciais para uma tomada de decisão mais embasada.
“Esses benefícios são particularmente significativos para distribuidoras que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar em um ambiente de negócios dinâmico. A capacidade de adaptação e ajuste, permitida por uma solução ERP, é fundamental para sustentar o crescimento e a competitividade no mercado atual”, finaliza o diretor comercial.