Soluções otimizam processos na produção das fábricas, na relação comercial no varejo, na comunicação corporativa e até para auxiliar produtores rurais parceiros

A Nestlé Brasil tem avançado na criação de ferramentas próprias baseadas em Inteligência Artificial. Nos últimos anos, a Companhia desenvolveu 45 modelos preditivos para monitoramento do processo industrial, além de soluções para diversas frentes de negócio, como Vendas, Comunicação e Sustentabilidade, entre outras, com IA personalizada integrada na maioria dos casos.

O trabalho é desenvolvido por times internos da companhia, ligados às áreas de Transformação Digital e de Tecnologia de Dados, com o apoio de startups e fornecedores especializados, consolidando a Nestlé no padrão de uma indústria de alimentos data driven.

A seguir, algumas ferramentas proprietárias da Nestlé que unem Inteligência Artificial e conhecimento técnico para diferentes frentes de negócios da Companhia:

Health Index de Evaporador de Leite em Pó
Este modelo de IA, treinado com o histórico de produção, indica ao operador o melhor momento para realizar a limpeza do evaporador. Se a limpeza for feita antes do momento ideal, perde-se horas de produção, enquanto limpezas tardias reduzem a performance do equipamento e deixam o ciclo de limpeza mais longo que o planejado.

Otimização dos Fornos de Biscoito
Analisando dados do processo, a Nestlé desenvolveu um modelo de IA que ajusta automaticamente os parâmetros do forno de biscoitos, a fim de melhorar a eficiência energética. A solução também contribuiu para a redução do tempo em troca de produtos aumentando a produtividade.

Previsão de Entupimento de Tubulação de Leite em Pó
Com Machine Learning, a Nestlé passou a prever com até 15 minutos de antecedência quando havia um alto potencial de entupimento de uma das tubulações na torre de secagem de produção de leite em pó. A solução evita paradas não planejadas e reduz o consumo de energia por não ter que reaquecer a torre após uma interrupção imprevista no caso de um entupimento.

Copiloto para Relatórios
A Nestlé usa IA generativa para analisar diversos parâmetros de diferentes fábricas e gerar relatórios que destacam os pontos a serem analisados e priorizados.

Manutenção Preditiva
Com Machine Learning, a Nestlé analisa dados coletados de sensores instalados em equipamentos críticos para identificar comportamentos anormais e assim, programar a manutenção antes da falha ou dano do equipamento na linha de produção.

Chatbot Theo
Trata-se de um chatbot que utiliza inteligência artificial para apoiar produtores e técnicos na cacauicultura. Disponível via WhatsApp, o assistente virtual tem como objetivo fornecer informações técnicas e de fácil acesso sobre as melhores práticas no cultivo do cacau. O nome “Theo” é inspirado no termo “Theobroma Cacao”, que é o nome científico do cacaueiro.

A base de informações do chatbot vem do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), pertencente ao Ministério da Agricultura. São mais de 600 perguntas e respostas disponíveis sobre a cacauicultura, que abordam desde o plantio até a pós-colheita. Além disso, é possível acessar o preço médio do fruto em tempo real e a previsão do tempo em poucos cliques.

O Theo é uma das ferramentas que faz parte do Nestlé Cocoa Plan, primeiro e maior programa de sustentabilidade para a cacauicultura brasileira que foi criado em 2010. A iniciativa busca promover práticas de cultivo sustentável, garantindo a rastreabilidade e a produção responsável, alinhadas ao desenvolvimento socioambiental e à evolução da qualidade do cacau dos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo.
Para acessar o conteúdo do Theo, basta salvar o número (27) 99901-1960 no WhatsApp e mandar um “Oi”. Além de acessar todo conteúdo disponível, ao se cadastrar o usuário entra para a lista de pessoas que recebem dicas semanais do Theo, sobre as novidades e tecnologias disponíveis para a cadeia do cacau.

Plataforma SISO (Sell In Sell Out)
Ferramenta analítica que promove o relacionamento “ganha-ganha” por meio da transparência de ações e informações com grandes clientes comerciais da Nestlé e, ao mesmo tempo, o compartilhamento de dados da cadeia de abastecimento. A plataforma é baseada em co-gestão de inventário, integrando informações entre a Companhia e seus clientes, com uso de automação, inteligência artificial e ciência de dados. O sistema projeta a venda futura do cliente no nível granular de produto, loja, dia a dia, analisa os estoques das lojas e CDs dos clientes em tempo próximo ao real, projeta possíveis rupturas ao longo da cadeia, e gera uma recomendação de reposição de pedidos e de distribuição de estoques para as lojas. Desde a implementação da ferramenta há dois anos, a Nestlé conseguiu reduzir em 35% a ruptura das lojas dos seus clientes. Pelo caráter inovador no setor, o SISO foi vencedor das premiações: Prêmio Automação 2024 da GS1 Brasil, Prêmio Melhor Fornecedor do Varejo 2024 e Prêmio Melhor Fornecedor de Alimentos do Varejo 2023 e 2024.

Recomendador de Pedidos
Plataforma consolidada em nuvens de dados (Cloud) e abastecida em tempo real com dados internos e externos para oferecer um mix maior de produtos nos PDVs aos profissionais que atuam na cadeia de suprimentos e nos serviços de distribuição. A função dessa plataforma é indicar a melhor recomendação de pedidos a cada ponto de venda e a cada visita dos vendedores Nestlé, conceder acesso fácil e simples a necessidades de venda sobre cada ponto de venda.

Para esta solução, a companhia utiliza machine learning para identificar o melhor mix de produtos a ser ofertado a seus clientes do varejo. Com um sistema atualizado diariamente, os vendedores dos Brokers — responsáveis por cuidar da distribuição dos produtos para os varejistas — conseguem visualizar informações que influenciam suas vendas. O algoritmo é uma análise personalizada que reflete sobre o perfil dos estabelecimentos comerciais ao redor do varejista, histórico de compras e necessidades do ponto de venda para sugerir a quantidade e o mix de produtos a ser oferecida ao cliente Nestlé de maneira mais coerente. Desde sua implementação, foram feitas mais de 6 milhões de combinações de recomendações por dia que garantem ao vendedor soluções de venda atualizadas de forma constante. Com esse resultado, o projeto se tornou um case de sucesso e evolução para o relacionamento com o varejista e de valor agregado para a área de vendas.

NesGPT
Ferramenta alimentada pela mesma tecnologia do ChatGPT para dar suporte à elaboração de conteúdo, de pautas de reuniões, revisão, geração de novas ideias, análise de dados e explicação de novos tópicos ou conceitos para diferentes áreas do negócios, incluindo vendas, inovação de produtos, marketing e equipes jurídicas. A ideia é que o NesGPT ajude a simplificar as tarefas cotidianas dos colaboradores da empresa para simplificar processos e permitir que eles tenham mais acesso a mais informações sob demanda de modo que possam ter tempo para melhorar a tomada de decisões em toda a empresa. Isso de modo que as informações sigilosas permaneçam dentro da própria Nestlé.

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