Man, an electrical technician working in a switchboard with fuses. Installation and connection of electrical equipment.

Soluções interoperáveis da Fracttal e da WEG prometem reduzir custos e ampliar a previsibilidade da manutenção com base em dados atualizados automaticamente

A Fracttal, líder global em soluções inteligentes para manutenção de ativos, em parceria com as empresas WEG e Horizontys, está levando para as indústrias conceitos como conectividade inteligente, indicadores de desempenho, digitalização da manutenção, interoperabilidade e fundamentos de liderança para gestores da área.

De acordo com o cofundador e líder de parcerias da Fracttal Brasil, Gabriel Pavão, a proposta é promover o intercâmbio de experiências entre profissionais da indústria e apresentar estratégias para adoção da manutenção 4.0 de maneira estruturada e alinhada aos desafios operacionais das empresas. “A gestão de ativos como motores, muitas vezes negligenciada pelas empresas, tem impacto direto na produtividade e nos custos operacionais das companhias. Nesse sentido, nosso objetivo é evidenciar como o uso de dados e tecnologias interoperáveis pode transformar essa realidade, a partir de exemplos concretos de empresas que já estão consolidadas na digitalização de seus processos”, detalha.

Interoperabilidade entre soluções Fracttal e WEG

O Fracttal One, software de gestão de manutenção com Inteligência Artificial (IA), e o sensor inteligente WEG Motion Fleet Management (MFM), são utilizados no monitoramento de motores industriais. A interoperabilidade entre as soluções permite a captação automática de dados como vibração e aceleração, gerando alertas preditivos e insights em tempo real.

Segundo Pavão, a integração entre as tecnologias da WEG e da Fracttal tem o objetivo de ampliar a confiabilidade das informações e reduzir falhas operacionais na manutenção. “A solução da WEG realiza a captação de dados como vibração, aceleração e RMS e, com o apoio da inteligência artificial, gera insights para a predição de falhas. Um dos diferenciais está no alinhamento dos sensores ao motor, o que aumenta a precisão e a consistência das medições. Alarmes falsos ainda eram um desafio relevante nesse tipo de aplicação, e a interoperabilidade entre os sistemas foi desenvolvida justamente para mitigar esse risco e garantir uma tomada de decisão mais segura”, reforça o executivo.

A interlocução entre o software da Fracttal e a solução IoT da WEG contribui para a otimização do processo de manufatura ao permitir a predição de falhas, a redução de paradas não programadas e o acesso a dados estratégicos atualizados automaticamente. As informações geradas podem ser registradas e analisadas com o suporte do “Tony”, agente de IA presente no Fracttal One, que atua como facilitador na tomada de decisão.

Segundo o executivo, a interoperabilidade entre as soluções vai além do monitoramento por sensores. “A integração também envolve os sistemas de gestão já utilizados pelas empresas, como os ERPs, ampliando a comunicação entre plataformas e garantindo maior controle operacional. Essa convergência entre a expertise técnica da Fracttal e da WEG entrega valor direto ao cliente, especialmente na redução de custos e no aumento da eficiência”, finaliza Pavão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *