inovação na mobilidadePedro Sutter, vice-presidente de Inovação, Tecnologia, Risco e Sustentabilidade da Motiva

Empresa foca em tecnologia para acelerar eficiência operacional e promover sustentabilidade no setor de mobilidade

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, lançou uma estratégia inovadora para acelerar ganhos de eficiência operacional. O foco é aprimorar a experiência do cliente em rodovias, trens, metrôs e aeroportos. A iniciativa também avança nas agendas de sustentabilidade e cidades inteligentes.

“O futuro da mobilidade será definido por quem conseguir inovar e digitalizar suas operações de forma eficiente. Usamos a tecnologia para escalar crescimento rentável e seletivo no longo prazo”, afirma Pedro Sutter, vice-presidente de Inovação, Tecnologia, Risco e Sustentabilidade da Motiva.

Estratégia ancorada em inovação e eficiência

A diretoria de Estratégia ampliou seu escopo, transformando-se em Diretoria de Estratégia e Inovação. O objetivo é conectar inovação à missão da Motiva, que foca no crescimento rentável, portfólio otimizado, eficiência, capital atrativo, sustentabilidade e competências distintivas.

A estratégia se organiza em cinco domínios: excelência operacional; excelência em capex, com R$ 55 bilhões em investimentos; smart cities e sustentabilidade; customer experience; e novos negócios. “Inovação não é só tecnologia, e sim transformar como cuidamos de pessoas, clientes e da mobilidade no Brasil. Queremos antecipar tendências e gerar valor sustentável para a companhia e a sociedade”, diz Francine Saueia, diretora de Estratégia e Inovação.

Governança e tecnologias de ponta

A Motiva criou governança para avaliar capital e desenvolver projetos, com Comitê de Inovação, Digital e IA integrado pela alta direção. Em 2025, foram aprovados R$13 milhões para projetos MVP em áreas como engenharia e inteligência de mercado.

O movimento incluiu a criação do hub de inovação & digital e Centro de Excelência em IA Generativa, com 15 especialistas fomentando cultura de inovação.

Intensificar parcerias para transformar o futuro da mobilidade

A companhia planeja intensificar parcerias com startups e universidades, usando recursos como Finep e Lei do Bem.

A estratégia utiliza tecnologias avançadas como IoT, sensorização, inteligência artificial generativa, big data & analytics, automação, novos materiais e transição energética. A Motiva já investe R$ 500 milhões por ano em tecnologia e reduziu em 94% a obsolescência de seus sistemas.

O último marco foi o lançamento da Jornada Motiva de Inteligência Artificial Generativa, que integra IA às operações para melhorar eficiência e experiência do cliente em rodovias, trens, metrôs, VLT e aeroportos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *