Crescente no Brasil, estratégia de marketing deve ser uma das principais alternativas das marcas e empreendedores na busca pela atenção do consumidor

Há poucos dias do início da Black Friday, o mercado varejista já está em pleno vapor na busca por alternativas que conquistem o público. Segundo um levantamento produzido pela Confi.Neotrust, a data em 2024 promete agitar R$ 9,3 bilhões no Brasil, o que representa um rendimento quase 10% maior do que em 2023. Dentre as estratégias mais promissoras à conquista dos consumidores, o marketing de afiliados surge como uma das grandes apostas da vez. Com expectativa de movimentar cerca de US$ 15,7 bilhões globalmente em 2024, segundo uma pesquisa da Dustin Howes, o conceito é apontado como peça chave para que marcas ampliem o número de vendas durante um dos principais períodos do varejo.

O marketing de afiliados é uma técnica que empresas recompensam parceiros por trazerem novos clientes e interessados através de seus próprios esforços. Em outras palavras, é uma forma de publicidade baseada em performance, na qual o afiliado ganha uma comissão por cada venda, clique ou lead gerado através de suas ações.

De acordo com Hugo Alvarenga, sócio e co-CEO da A&EIGHT, ecossistema de soluções digitais end-to-end de alta performance, a tática é mais interessante justamente por ir além dos tradicionais anúncios, possibilitando a criação de um vínculo mais forte entre marca e consumidor. “Hoje, mais do que a procura inquietante por descontos, o consumidor busca por uma jornada interessante e a humanização de uma marca”, diz. O executivo ainda complementa explicando que, dessa forma, estratégias que permitem acessar o cliente em todas as etapas do funil ganham uma importância maior. “É o que acontece com o marketing de afiliados, pois ele permite impactar e engajar o público além da conversão em si, garantindo a fidelização da marca”, detalha.

No Brasil, o modelo vem chamando atenção. Segundo dados da Admitad, o número de afiliados brasileiros aumentou 8% em 2023 em comparação ao ano anterior. Dentre este público, o setor de varejo domina, gerando 43% das receitas do mercado de afiliados, um fator de destaque quando se fala em Black Friday. Para se ter uma ideia da dimensão do mercado, recentemente a plataforma de comércio Shopee anunciou que seu Programa de Afiliados atingiu a marca de 3 milhões de participantes, crescendo mais de 1 milhão de usuários somente neste ano.

Tecnologia como aliada

Além da expansão no número de integrantes do mercado de afiliados, para este ano a expectativa é de um aumento também nos orçamentos destinados às estratégias de marketing. Com muitos profissionais planejando expandir sua cobertura de mídia e aumentar os investimentos no canal, o auxílio da tecnologia deverá assumir um espaço importante, principalmente visando potencializar o planejamento e criação das campanhas.

Segundo Alvarenga, uma das tendências mais fortes para a Black Friday deste ano será o uso de conteúdo em vídeo, com foco na divulgação em redes como TikTok, Instagram e YouTube. Na visão do especialista, a formatação em audiovisual permite que afiliados consigam criar diferentes mecanismos para ajudar a convencer o consumidor a fazer uma compra. “O conteúdo em vídeo transforma a experiência do consumidor, tornando-a mais interativa e próxima, o que é essencial para a estratégia dos afiliados”, explica.

Ainda de acordo com o co-CEO da A&EIGHT, a inteligência artificial será outra ferramenta fundamental para a atuação dos empreendedores. Utilizada para otimizar a criação de conteúdo e segmentar públicos de forma precisa, a tecnologia permite que marcas ofereçam promoções mais personalizadas e relevantes. Na Black Friday, essa personalização será crucial para atrair a atenção do consumidor e maximizar as conversões, inclusive em tempo real. “Com a IA, os afiliados conseguem prever tendências de consumo, além de adaptar suas estratégias quase instantaneamente, algo que traz uma vantagem competitiva significativa”, conclui o especialista.

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