Indicador Mensal de Fraude mostra como as ferramentas antifraudes evitaram prejuízo de cerca de R$ 1,1 bilhão no varejo on-line no décimo mês do ano

O Indicador Mensal de Fraude da Equifax | BoaVista revela que, em outubro, houve um aumento de 27,35% nas tentativas de fraudes no e-commerce, em comparação ao mês de setembro de 2024, que registrou quase 600 mil tentativas de golpe. O ticket médio das compras foi de R$ 422,90.

Especialista em desenvolver soluções que ajudam e-commerces e meios de pagamento a combater fraudes em todas as etapas do processo de compras on-line, a Equifax | BoaVista informa que seus produtos antifraudes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 1,1 bilhão no comércio eletrônico.

Os dados indicam que o ticket médio das tentativas de fraudes aumentou em 4,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior com o uso da ferramenta, que registrou 3,76% em setembro. Os dispositivos móveis, principalmente aqueles que utilizam Google Chrome, continuam sendo os preferidos dos fraudadores, representando 6,36% das fraudes registradas em outubro.

No cenário nacional, o estudo revela que 22,61% das tentativas de fraudes ocorreram no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, com 0,13%, totalizando 927.

Um dado revelado pela pesquisa diz respeito aos dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes: 34,23% delas ocorreram às quartas e quintas-feiras. O horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h00 da madrugada.

Por outro lado, o final de semana, especialmente o domingo, é o período com menor números de vendas e tentativas de fraudes, correspondendo a 11,36%. Apesar disso, o dia da semana com maior número de vendas é terça-feira, com 17,87%, um total de aproximadamente 3.4 milhões de transações. “Os dados confirmam que os fraudadores continuam agindo nos mesmos dias e horários mês a mês. As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”, afirma Pedro Tavares, superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax l BoaVista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *