Geopagos apresenta as tendências que vão transformar o setor de pagamentos no ano que vem: inovações como Tap to Phone, PayFac as a Service e Split de Pagamentos prometem redefinir a experiência do consumidor e as estratégias de negócios
Com o avanço das tecnologias financeiras, o cenário de pagamentos no Brasil tem se tornado cada vez mais dinâmico e inovador. O País é um dos maiores mercados da América Latina, com um número crescente de transações digitais que refletem a evolução dos hábitos de consumo dos brasileiros.
Nesse contexto de mudanças rápidas, é possível observar um paradoxo interessante: enquanto 89% dos consumidores estão abertos a experimentar novos métodos de pagamento eletrônicos, apenas 53% sentem-se confortáveis com novas tecnologias. Os dados são da Mastercard, que conversou com consumidores de 14 países, incluindo o Brasil.
O papel que o Pix tem desempenhado mostra esta abertura do brasileiro, se consolidando como um dos principais meios de pagamento por aqui. Em 2025, ele passará por uma evolução significativa, tanto que o Banco Central já trabalha para expandir funcionalidades, incluindo recursos como pagamentos por QR Code dinâmico e a integração com outras plataformas. “À medida que 2025 se aproxima, o mercado de pagamentos no Brasil deve evoluir ainda mais, impulsionado por tecnologias que tornarão as transações financeiras mais rápidas, seguras e acessíveis”, explica Fernando Rodrigues, Country Manager da Geopagos.
Na vanguarda dessa transformação e investindo mais de 10% de sua receita em tecnologia, a Geopagos, empresa líder no desenvolvimento de soluções de aceitação de pagamentos, destaca as principais tendências em pagamentos:
1. Tap to Phone: a revolução nos pagamentos móveis
O Tap to Phone já é uma realidade e deve se expandir consideravelmente até 2025 no Brasil. Com essa tecnologia, qualquer smartphone pode ser transformado em uma maquininha de cartão, permitindo aceitar pagamentos com cartão de débito ou crédito apenas com o toque do cliente e sem o uso de hardware adicional.
O seu futuro tem várias direções possíveis, e tende a evoluir para se tornar cada vez mais comum e acessível, especialmente para pequenos comerciantes e autônomos. Para 2025, é também esperada uma maior integração com sistemas de pagamento digitais como carteiras e bancos digitais e a disponibilização para novas formas de transação, como pagamentos de transporte público, ingressos para eventos e até mesmo micropagamentos em plataformas digitais.
2. A evolução do modelo PayFac as a Service
Os pagamentos são uma parte complexa dos negócios, e as soluções PayFac (Facilitadoras de Pagamentos) como serviço estão ganhando popularidade. Esse modelo permite que empresas ofereçam recursos simplificados de pagamento, sem precisar se tornar adquirentes ou lidar com a burocracia do sistema financeiro.
No próximo ano é esperada uma maior personalização das soluções de pagamento, transformando a dinâmica de vendas e fidelização de diferentes negócios. Essas soluções verticais oferecidas pelos os provedores de PayFac valorizam experiências que conectem ainda mais o cliente com o seu consumidor, por exemplo, diversificando a forma de aceitação do pagamento.
A própria caracterização das maquininhas de cartão, é um destes movimentos e vai além de simplesmente estampar um logotipo. O objetivo é transformá-la em um ponto de interação estratégica entre o estabelecimento e o cliente, ajudando a criar uma identidade única, gerar confiança e fortalecer o relacionamento a longo prazo.
3. Split de Pagamentos: solução para divisão automática de transações
Com o crescimento do e-commerce e dos marketplaces, aumenta também a demanda por soluções que gerenciem transações entre múltiplos vendedores ou fornecedores. O Split de Pagamentos facilita o processo, garantindo a compensação adequada e evitando a bitributação.
O modelo já é utilizado por grandes marketplaces e, no próximo ano, a tendência é que ele também se personalize e permita a adaptação do modelo de divisão conforme as necessidades específicas de cada negócio. Isso inclui redes de consultórios odontológicos e clínicas médicas que possuem mais de um profissional, onde é essencial dividir os pagamentos entre os diferentes especialistas. Uma outra evolução é a integração com programas de fidelidade, nos quais é possível acumular pontos ou créditos a cada venda realizada. “O Brasil está vivenciando uma verdadeira revolução no setor de pagamentos com a crescente adoção de soluções digitais. Inovações trazidas pelas evoluções Tap to Phone, PayFac as a Service e Split de Pagamentos vão aproximar ainda mais os consumidores das marcas”, comenta Rodrigues.
Essas tendências prometem não apenas facilitar a vida dos consumidores, mas também das empresas —especialmente as de pequeno porte — que podem se beneficiar da simplificação dos processos financeiros e, inclusive, oferecer condições de pagamento mais adequadas aos seus clientes.
À medida que as soluções de pagamento se tornam mais integradas e inclusivas, é evidente que o futuro das transações no Brasil será marcado por uma maior conveniência. “A transformação no setor de pagamentos no Brasil é irreversível, e em 2025 veremos um mercado mais dinâmico, no qual a tecnologia será o motor da inclusão e da inovação financeira”, finaliza o Country Manager da Geopagos.