Equipamento fabricado pela Watson-Marlow opera de forma constante e confiável desde sua instalação, em outubro de 2022, sem paradas para manutenção

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay que fabrica produtos químicos e materiais, está usando a tecnologia de bombas peristálticas Qdos CWT da Watson-Marlow Fluid Technologies Solutions (WMFTS) para dosar o solvente ciclohexano em seu complexo químico de Paulínia (SP). Em sua vasta planta industrial naquela cidade, produtos químicos são produzidos para atender a diversos setores industriais como higiene pessoal e doméstica, alimentícia, tintas e vernizes, automobilística, vestuário, entre outros.

A Rhodia utilizava anteriormente bombas de diafragma para dosar o solvente ciclohexano (CH6H12 100% – IUPAC), composto orgânico usado no processo de produção de insumos farmacêuticos com a finalidade de controlar a quantidade e as características do material produzido. Entretanto, os materiais disponíveis não eram compatíveis com o ciclohexano, causando perda prematura da mangueira da bomba.

A Rhodia procurou a Watson-Marlow para obter ajuda. A WMFTS, que fornece bombas peristálticas de engenharia de precisão e soluções de manuseio de fluidos, recomendou que a Rhodia fizesse um teste com nova bomba Qdos CWT (Conveying Wave Technology). Desde que a Rhodia iniciou o teste, em outubro de 2022, a bomba Qdos CWT está funcionando continuamente sem paradas, mantendo seu desempenho sem necessidade de troca ou substituição de qualquer peça.

A Qdos CWT, que é um dos cinco modelos de bombas peristálticas da linha Qdos, foi projetada para atender aos requisitos de dosagem e medição de produtos químicos. Essa nova tecnologia, além de todos os benefícios de uma bomba peristáltica, proporciona também uma vida útil significativamente mais longa do que os modelos tradicionais.

Entre outros, os benefícios da Qdos CWT incluem:

– Precisão de dosagem de ±1% e repetibilidade de ±0,5%
– Vazão de 500 mL/min a até 7 bar
– Longa vida útil em alta pressão
– Medição confiável e de baixa manutenção

O que é a tecnologia CWT (tecnologia de deslocamento por ondas)?

A tecnologia de bombeamento CWT (Conveying Wave Technology) emprega o princípio peristáltico para operar um elemento exclusivo de contato do fluido. Para obter a ação de bombeamento peristáltico, a bomba incorpora um elemento em EPDM em vez de uma mangueira, que atua contra uma superfície de PEEK. Como resultado, esses elementos de contato do fluido, que são únicos, são submetidos a níveis de tensão muito baixos. Em outros termos, significa que uma bomba Qdos CWT proporcionará uma vida útil significativamente mais longa do que uma bomba tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *